Bem vindos ao novo site do Choco la Design

Oito anos de história, muitas novidades, conteúdo offline e o Choco la Design de casa nova!

O Choco la Design está no ar há 8 anos e de lá pra cá a minha proposta com o projeto foi sendo ajustada conforme eu progredia na minha carreira. Mas é claro, não cheguei até aqui sozinho. Entre a quantidade enorme de pessoas que fazem parte dessa história, eu não posso deixar de mencionar o Willian Matiola que começou o Choco la Design comigo lá em 2010 e fez uma gestão de conteúdo maravilhosa até 2014! 💙

Em 2017 tentei uma migrar para o Medium, mas apesar do Medium ser uma ótima plataforma para compartilhar conteúdo, eu senti falta do Choco ter uma “casa” onde eu pudesse explorar tudo que eu pudesse sem ficar preso em uma plataforma ou formato muito restrito.

Novo headquarter

Nos primeiros 6 anos todo o conteúdo era gerenciado através do Wordpress. Mas apesar dos benefícios de gerenciar o site nessa plataforma, a performance e bugs devido ao uso de plugins tornava bem custosa a manutenção do site, além da complexidade na hora de fazer um redesign como acontecia quase uma vez por ano.

Como manter um site de conteúdo requer um pouco de complexidade, a forma mais simples e eficaz que encontrei foi com o Jekyll. O Jekyll é um gerador de sites estáticos que transforma arquivos de texto em sites estáticos e blogs. Além do Jekyll existem vários outros geradores muito bons.

A maior vantagem que vi em usar um gerador de sites estáticos, além da simplicidade na manutenção e do gerenciamento do conteúdo com Markdown, é o controle que eu tenho quanto à performance do site e a possiblidade de dar ao Choco mais personalidade.

Simplicidade

Com toda a liberdade que eu tenho agora de moldar o site do Choco como eu bem entender, resolvi simplificar essa primeira vesão onde você vai encontrar basicamente a Home, as página de categorias: UI/UX, Frontend, Carreira e Design Systems e, claro, a página dos artigos como este que você está lendo agora.

Outras novidades vão chegando aos poucos, em menores iterações, ao longo do tempo. Meu backlog tem uma lista bem longa de coisas que quero implementar, mas se você tem alguma ideia, sugestão ou encontrou um bug, me mande uma mensagem no Twitter, no Instagram ou um email. 😉

Conteúdo dinâmico

Até então o Choco contava apenas com conteúdo autoral, na maioria dos casos longos artigos, e manter um rítmo consistente nesse formato tem sido um grande desafio nos últimos anos, especialmente agora que toco tudo sozinho.

Enquanto planejava o site, percebi que conteúdos mais curtos como links de referência para outros artigos, ferramentas, etc. também trazem um grande valor além de manter um fluxo de conteúdo mais frequente.

Dividi o site em 4 categorias principais:

Na página principal você já encontra uma lista de artigos que escrevi ao longo de Julho enquanto trabalhava no redesign do site.

Agora também offline

Uma das coisas que implementei nessa nova versão do Choco foi a disponibilidade conteúdos offline.

Uma vez que você acessa o site, um script faz o cache de algumas páginas e, caso você esteja offline ao tentar acessar o site, você será redirecionado para uma página com a lista de páginas que estão disponíveis offline.

Isso vai economizar não só o consumo de dados do seu celular, como também vai fazer com que essas páginas carreguem num piscar de olhos. 👀

O que vem por aí

Além do conteúdo tradicional, estou preparando um curso que vai compilar todos os assuntos que você encontra aqui e uma página de arquivo com todos os post antigos do Choco la Design desde 2010 até hoje.

Espero que você curta as novidades que vem por aí! 🎉 Compartilhe com seus amigos, designers, desenvolvedores e colegas de trabalho.

  1. Inicialmente pensei em manter a categoria Design Systems dentro de UI/UX, mas como o tema vai muito além do setor de design sozinho, achei que ter sua própria categoria seria o ideal. 

Filipe Fernandes
Filipe Fernandes

Sou um designer apaixonado por programação com mais de 10 anos de expriência no Design de Interfaces e Frontend. No Choco la Design ajudo designers e desenvolvedores a otimizarem as entregas de produtos digitais compartilhando conteúdo e experiências pessoais.

Assine a nossa newsletter

Posts da semana, promoções e conteúdo exclusivo para assinates.