O Designer Técnico

O Design está cada vez mais envolvido com a tecnologia e com isso os designers tem desenvolvido novas habilidades na hora de projetar e desenvolver interfaces.

Assim como Wells Riley compartilhou em seu artigo, eu também aprendi a programar durante a minha carreira como designer e isso mudou completamente minha perspectiva1, além de ter ajudado de diversas formas meu trabalho com design de interfaces.

Projetar interfaces digitais em 2018 sem a familiaridade com o código é como um pintor contratando outra pessoa para manejar o pincel, sem entender a viscosidade da tinta, como as cores se misturam ou o que um pincél pode ou não fazer. O design e o meio são um.

– Wells Riley

Podemos definir que o Designer Técnico, ou Designer Frontend, como o designer capaz de implementar a primeira camada da interface no código utilizando HTML, CSS e Javascript.

É nítida também a mudança do mercado em relação ao Designer Frontend, onde tem se tornado cada vez mais comum as empresas exigirem designers com, pelo menos, o conhecimento básico de HTML, CSS e Javascript.

Felizmente, ter conhecimentos básicos de HTML e CSS tornou mais fácil fazer as perguntas certas quando eu estava travado.

– Wells Riley

Estou compartilhando esse artigo com você porque frequentemente eu encontro designers que questionam se realmente vale a pena aprender programar. Bom, além do código ser uma uma excelente ferramenta de criação, por experiência própria eu posso dizer que essa é uma habilidade que vai mudar sua carreira pra melhor!

  1. 29/06/2018: Adicionado link para o artigo Código como ferramenta de criação de interfaces 

Visitar link →
Filipe Fernandes
Filipe Fernandes

Sou um designer apaixonado por programação com mais de 10 anos de expriência no Design de Interfaces e Frontend. No Choco la Design ajudo designers e desenvolvedores a otimizarem as entregas de produtos digitais compartilhando conteúdo e experiências pessoais.

Assine a nossa newsletter

Posts da semana, promoções e conteúdo exclusivo para assinates.